Translate

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Centenário da Faculdade de Odontologia da UFF

 Centenário da Faculdade de Odontologia da FO.UFF
                     
                           Mulheres na Odontologia

Detalhe da primeira Odontóloga da da UFF uma Afro descendente muito legal.. e as duas primeiras alunas, demonstrando que a mulher já participava efetivamente em todos os setores produtivos em especial , nossa profissão;

A primeira sede


A FFOERJ foi criada em 24 de fevereiro de 1912. Fica assim marcada a data do Centenário da FOUFF. Encon¬trado entre os pertences do Prof. Salles Cunha, o Livro de Controle de Aulas daquela Faculdade traz a assina¬tura de seus fundadores na aula inaugural e algumas subsequentes. O livro está atualmente incorporado ao acervo da Faculdade atual de Farmácia, em Niterói. A curiosidade maior é a assinatura de Lindolfo Collor como fundador. Como político, tem seu nome eterniza¬do na história do Brasil. Na realidade, era formado em Farmácia, em Porto Alegre (RS).
A primeira sede da Faculdade foi em um prédio da Rua Presidente Domiciano. Mais tarde se transferiu para a Rua Andrade Neves, na esquina com a Praça do Rink, local em que se fixou e desenvolveu.
Seu primeiro diretor foi o Prof. Xenofontes de Abreu, um dos fundadores. Os outros fundadores foram o Padre Ettiene Ignácio Brasil, Abelardo Alves de Barros, Athos Aramis de Mattos, Augusto Coelho e Souza, Mario Ra¬mitti, Lindolfo Collor e Heitor Carrilho.

A primeira turma colou grau em 30 de dezembro de 1913 no Salão Nobre da Prefeitura de Niterói. O diretor era o Prof. Xenofontes de Abreu. O paraninfo foi o Prof. Athos Aramis de Mattos. Os formandos foram Miguel Nunes Ferreira, João Leal de Figueiredo, Carmen Dolo¬res da Veiga Farias, Anselma Antonieta da Silva, Diva Corrêa, Lourenço José Calazans, Paulo Aguiar Neiva, Adamastor Soares de Magalhães, Francisco Pinto Ra¬bello e Oscar Correia da Silva.
A Faculdade ocupa hoje dois prédios na região do Valonguinho, no Centro de Niterói. O atual diretor é o Prof. Cresus Vinicius Depes de Gouvêa.

Nenhum comentário:

Postagens populares