Translate

terça-feira, 31 de maio de 2016

VIM VENCI E MORRI

O TEMPLÁRIO

Eu rapazola de dezessete anos sob o juramento templário , vim as terras combater franceses para retira-los ao comando de meu tio Mem de Sá. E aqui estava eu altaneiro vibrando deslumbrado com a paisagem paradisíaca .
No tombadilho da galeota rumamos para Paranapuai ( Ilha do Governador ), lá enfrentamos uma grande resistência , mas logramos vitória contundente .
Partimos para Uruçumirim ( outeiro da Glória ) ...me parecia um baluarte ..uma tranqueira intransponível ..O combate acirrado corpo a corpo , franceses e Tamoios lutavam bravamente , e no ardor da luta algo me incomodou no rosto ...via o sangue mas prossegui até o final.
Ao passo de dois dias um febre apareceu , diziam que era um flecha envenenada que ferira meu rosto.Delírios e sonhos das lutas..alguém me dava um caldo ..em cuia ..e dizia que era o antídoto...mas como não funcionou?, se Araribóia conhecia o veneno..Mas fato que desencarnei nesta terra e aqui vivo desde aquela época.
Um dos meus pecados foi matar tantos irmãos índios , por isso sofri a devassa em meu túmulo no Morro do Castelo ...sendo meus restos mortais transferidos..
Vem agora um dos governadores deste Rincão que parece mais o Antônio Salema, e diz que o quadro pictórico gravado pelo amigo Parreiras, trás ao palácio ares de densidade maléfica ...que trás mau agouro...mais uma vez sou despojado , tal fato do convento do castelo em meu lugar de Honra que tinha compromisso na história zelar pelos destinos deste rincão ,Rio de Janeiro de São Sebastião igual a mim flechado.
Lamento Governador , o que te incomoda é meu corpo inerte, minha juventude e seu sentimento de culpa por ter sido tão incompetente como Francisco de Castro Morais em 1711. Já a sua é com o todo do Estado , que reencarnado com a ira dos Sás ,devora esta terra dos deuses milenares, que ao menos em sua escola frequentaram para darem uma luz.
Vejo com tristeza meu quadro ser retirado ...e não ter mais o que olhar e oferecer .
Deus te abençoe , e permita que venha ser um governador que entre para história com mais saber e receba a luz para melhores decisões, que não culpar um quadro pictórico que não reflete o mínimo que passamos para manter esta cidade livre.
Procure argumentos em suas culpas..talvez vá encontrar.

Com todos meus respeitos
Estácio de Sá.

Postagens populares